"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

setembro 26, 2012

O Amor e a Razão - Antônio Vieira



"Pinta-se o amor sempre menino, porque ainda que passe dos sete anos [...] nunca chega à idade de uso da razão. Usar de razão e amar são duas coisas que não se juntam. 
A alma de um menino que vem a ser? 
Uma vontade com afetos e um entendimento sem uso.
 Tal é o amor vulgar. 
Tudo conquista o amor, quando conquista uma alma; porém o primeiro rendido é o entendimento. 
Ninguém teve a vontade febricitante, que não tivesse o entendimento frenético. 
O amor deixará de variar, se for firme, mas não deixará de tresvariar, se é amor. 
Nunca o fogo abrasou a vontade, que o fumo não cegasse o entendimento. 
Nunca houve enfermidade no coração, que não houvesse fraqueza no juízo".

10 comentários:

  1. querida o equilibrio é o segredo da coisa...
    saudades mtas de vc...
    beijos amordaçados em vc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh kerido!
      Faz tempo q nao vou no seu blog...
      Toh indo agora matar saudades,

      Bjo

      Excluir
  2. O dia que o amor for racional eu quero está morta! rsrsrs

    Gosto do prazer e luxúria do amor destemperado...rsrsrs

    Beijos sua linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demonia, então q esse amor nunca seja racional o mundo sem vc será totalmente sem graça!
      Bjoooo

      Excluir
  3. odeio o Amor, essa coisa de Amor deixa-me descontrolado e completamente louco, é forte demais...nunca sentido isso, nunca tinha sentido Amor assim...se calhar nunca tinha sentido Amor de verdade.

    Amar de verdade custa muito e é muito complicado por várias razões, o Amor tem um poder muito grande sobre nós, é assutador pensar que podemos perder quem Amamos, seja em que circunstancias for.

    Tenho medo de perder as pessoas que Amo, nunca lidei bem com isso. Ás vezes quase prefiro não as ter...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Gambit!

      Duvido q nunca amou de verdade me pareceu o contrário, rs

      Bjo

      Excluir
  4. Racional ou temperamental, amar sempre nos ensina alguma coisa...e é muito bom!

    Beijos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!

      Amor seja sempre bem vindo de qq forma de qq jeito!

      Bjo

      Excluir
  5. Concordo inteiramente com a Senhora Lucifer, nada como um amor destemperado...rsrs

    Saudades de vc!!

    Beijo gostoso em ti, minha Amada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEH!

      Volta pro Face, minhas bocas lindas estão todas arquivadas, kkkkkk

      bjo

      Excluir