"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo". Clarice Lispector

Seguidores

Mostrando postagens com marcador Arte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Arte. Mostrar todas as postagens

setembro 23, 2016

agosto 22, 2016

Moça com brinco de pérola -

 Moça com brinco de pérola

Moça do brinco de pérola, um filme de Peter Webber . O filme conta a história de Griet, uma moça de 17 anos, que para ajudar a família passa a trabalhar na casa do pintor Johannes Vermeer. Mas seus serviços acabam extrapolando os afazeres domésticos e adentrando o atelier do artista. Ela se transforma em sua ajudante e modelo.

O filme é uma adaptação fiel do romance Moça do brinco de pérola, de Tracy Chevlier. Nele somos convidados a desvendar o mistério por trás da famosa pintura de Johannes Vermeer, Moça do brinco de pérola ou Mulher com turbante, pintado por volta de 1665. Ao olhar a obra de Vermeer, encontramos uma moça muito bonita, dona de um olhar que oscila entre a tristeza e a alegria. O mistério desse olhar se assemelha ao sorriso de Mona Lisa. E por isso alguns críticos a classificam como a Mona Lisa holandesa. É interessante observar que, com esta temática, somos levados a três espaços artisticos diferentes: pintura, literatura e cinema. 

Ressalvo este trecho:

A fala de Griet ao olhar o trabalho do pintor: "você olhou dentro de mim".

Fala da esposa de Vermeer: "é obsceno". (detalhe o brinco era da esposa do artista)



Cabe aqui essa citação: " Todo ponto de vista é à vista de um ponto". Leonardo Boff

http://www.cranik.com/mocacombrincodeperola.html

junho 12, 2013

Certas Coisas - Lenine


Não existiria som
Se não
Houvesse o silêncio
Não haveria luz
Se não
Fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim...

Cada voz que canta
O amor não diz
Tudo o que quer dizer
Tudo o que cala, fala mais
Alto ao coração
Silenciosamente
Eu te falo com paixão...

Eu te amo calado
Como quem ouve uma sinfonia
De silêncios e de luz
Nós somos medo e desejo
Somos feitos de silêncio e som
Tem certas coisas
Que eu não sei dizer...

Vou te contar
Os olhos já não podem ver
Coisas que só coração
Pode entender
Fundamental é mesmo o amor
É impossível ser feliz sozinho...

O resto é mar
É tudo que eu não sei contar
São coisas lindas
Que eu tenho pra te dar
O amor se deixa surpreender
Enquanto a noite
Vem nos envolver...

Fundamental é mesmo o amor
É impossível ser feliz sozinho
Fundamental é mesmo o amor
É impossível ser feliz sozinho...

Tem certas coisas
Que eu não sei dizer
Nós somos feitos desejos
Somos feitos de silêncio e som...