"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

janeiro 25, 2011

Texto do livro À Independência, Entre Rios de Pedro Galuchi



Às vezes, dá uma raiva danada de haver nascido no Brasil.
Aí, eu lembro que nasci e moro em São Paulo e esqueço…
São Paulo é maravilhosa…
Capital cultural da América Latina…
São Paulo tem de tudo…
Da Oscar Freire a Vinte e Cinco de Março…
Do Shopping Iguatemi aos outlets, tem comércio para todos os gostos…
Dos churrasquinhos de gato aos finíssimos restaurantes todos os paladares serão satisfeitos…
Não temos praia, mas temos clubes maravilhosos…
Cinemas, sinto falta dos luxuosos que existiam pelo centro, substituidos pelos apertados cinemas de shopping, onde passam, em lançamento nacional os principais filmes mundiais…
Têm teatros de todos os tipos…
Mambembes e requintados…
Têm artistas de rua…
Onde encontrar um parque como o Ibirapuera?
Nele convivem pessoas de todas regiões da cidade…
Circulam pacificamente, ciclistas, pedestres, skatistas, excitados namorados e calmos idosos…
Faz-se tai-chi-chuan ao lado de buliçosas crianças…
Não por acaso em São Paulo foi proclamada a Independência…
Sua estirpe de povo aguerrido abrigou também o movimento constituinte de 1932, registrado para sempre no Obelisco…
São Paulo tem a USP, melhor Universidade da América Latina…
Como reconheceu Caetano Veloso tem o charme da Ipiranga com a São João, por onde rondou Paulo Vanzolini, que deve ter tomado pelo menos uma vez o Trem das Onze até o Jaçanã…
Quem passear pelo centro e olhar para cima verá a beleza do que sobrou da arquitetura dos anos dourados da garoa…
Isso, a caminho do Museu da Língua Portuguesa junto a estação da Luz…
Está com pressa?… Quer conhecer todo tipo de fisionomias?…
Ande de Metrô…
E desça no MASP…
São Paulo é a segunda cidade do país com mais baianos, cearenses, mineiros e nascidos em qualquer outro estado brasileiro…
Tem italianos, chineses, japoneses, portugueses, alemães, árabes…
Loiras, morenas, negros e mestiços…
Machões, lindíssimas top models e parada gay…
Tem a Avenida Paulista…
Tem o Corinthians Paulista…
Tem tantas outras virtudes que encobrem os guetos de injustiça social…
São Paulo não pára 363 dias por ano…
Abre duas exceções…
Num deles permite que milhares de corredores anônimos pisem suas ruas na Corrida de São Silvestre…
Noutro para comemorar seu aniversário…
Parabéns Saint Paul, San Pablo, San Paolo…
Ich liebe Dich, I love You…

2 comentários:

  1. Que lindo!!!! Sniffffffffff....


    SÃO PAULO,meu ,seu, nosso AMOR!!!

    Beijos {sophys}, que texto mara vc postou aqui, parabéns!!

    flor de cristal{LB} .

    ResponderExcluir
  2. Menina achei de bobeira.
    Te amu viu lindona!

    bjks

    ResponderExcluir