"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

janeiro 10, 2011

Abraços...




Além de gostoso, abraçar protege a saúde, retarda o envelhecimento e aquece o coração. Aproveite, sempre é tempo para praticar, afinal, um abraço apertado vale por mil palavras. Ele pode dizer coisas como eu gosto de você, conte comigo, obrigada por estar sempre ao meu lado ou sei o que você está sentindo. Não é só isso: o toque tem poderes fantásticos sobre a saúde e o bem-estar.

Um estudo do departamento de psiquiatria da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, mostrou que abraçar tem relação direta com qualidade de vida. Com a troca de calor e afeto, o corpo passa por uma dança de hormônios: enquanto o nível de cortisol, o hormônio do stress, despenca, substâncias químicas como a serotonina e a dopamina aumentam, contagiando o cérebro e cada célula do organismo com uma sensação de conforto e felicidade. Em seguida, a pressão sanguínea diminui e os batimentos cardíacos desaceleram – quadro ideal para ficar protegido de doenças cardiovasculares e viver plenamente por muitos e muitos anos...
O contato físico não é apenas agradável mas, também necessário; ainda mais em tempos em que a gente se comunica virtualmente... Quando nos tocamos e nos abraçamos valorizamos o amor e a cumplicidade, o que alivia a dor, a depressão e a ansiedade. Na família desse gesto, os especialistas descrevem cinco tipos que correspondem às mais diversas situações. Pratique: é gostoso e faz bem.

Imaginar um abraço gostoso também é eficiente, principalmente naqueles momentos em que você está precisando de uma boa dose de alto-astral e não tem ninguém por perto. Acredite, situações imaginadas podem nos afetar tão fortemente quanto a realidade. Para tanto, siga este exercício: feche os olhos e tente se ver abraçando alguém querido. Registre na mente esse abraço imaginário como uma experiência acalentadora e utilize-a quando precisar.


Pra terminar, saiba que abraçar:
• acaba com a solidão
• ajuda a superar o medo
• constrói a auto-estima
• estimula a vontade de ajudar o próximo
• prolonga a juventude
• ajuda a controlar o apetite - comemos menos quando estamos bem alimentadas com emoções positivas
• alivia a tensão
• combate a insônia
• é democrático. Todo mundo tem direito.


Dá-me um abraço que seja forte
e me conforte a cada canto
não digas nada
que nada é tanto
e eu não me importo
dá-me um abraço fica por perto
neste aperto tão pouco espaço
não quero mais nada, só o silêncio
do teu abraço
Ja me perdi sem rumo certo
já me venci pelo cansaço
e estando longe, estive tão perto
do teu abraço
dá-me um abraço que me desperte
e me aperte sem me apertar
que eu ja estou perto, abre os teus braços
quando eu chegar
é nesse abraço que eu descanso
esse espaço que me sossega
e quando passas dá-me outro abraço
só um não chega
Ja me perdi sem rumo certo
já me venci pelo cansaço
e estando longe, estive tão perto
do teu abraço





Nenhum comentário:

Postar um comentário