"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

janeiro 13, 2011

Mas o que significa "perdoar"?



Os dicionários de nossa língua definem como absolver, redimir, mas é este o
verdadeiro perdão? Certamente q não. Precisamos aprofundarmo-nos um
tanto mais para compreendê-lo.

O esquecimento do erro é a alma do perdão. Sem ele não podemos nos libertar das lembranças penosas, e das vinculações negativas com o próximo. Porém, cabe aqui um esclarecimento muito importante: não é a mente, a memória, q deve esquecer a ofensa, mas sim o coração, fazendo com que os sentimentos olvidem os fatos dolorosos. Por esta razão dizemos q, se ainda houver alguma gota de ressentimento, ainda não há o completo perdão. O ressentimento faz com q voltemos a nos sentir mal, faz com q retornem as mesmas impressões doridas, a mesma mágoa do passado. Ressentir é sentir continuamente, é continuar sentindo algo desagradável, como se as lembranças tristes permanecessem ecoando nas naves amplas do nosso coração indefinidamente.

Assim, para q exista o perdão do coração, faz-se necessário eliminar o ressentimento. Desta forma a memória poderá até lembrar, mas os sentimentos negativos já terão desaparecido, e isso propiciará nossa libertação das vibrações tempestuosas, dos traços de odiosidade q carregamos conosco.

Como, então, fazer sumir o ressentimento?

Com a compreensão, com a visão ampliada q o Espiritismo nos dá, mostrando-nos q nada acontece fruto do acaso, que nenhum sofrimento tem a intenção de nos prejudicar, e q, no estágio evolutivo em q estamos, os erros ainda são comuns. Precisamos compreender as dificuldades dos outros: Precisamos enxergar no ofensor, no inimigo q nos prejudica, uma alma que sofre, um ser que necessita de auxílio.

Nosso orgulho terá dificuldades em aceitar o perdão, pois para ele parecerá fraqueza, humilhação. Porém, com a compreensão mais madura da vida, das vicissitudes, das provas, expiações, nosso coração aceitará melhor, livre dos ressentimentos, atado somente à lição maior do amor ao próximo.

Ouvindo injúrias, recebendo críticas destruidoras e sendo abandonado pelas almas que deveriam amá-lo, Jesus perdoou, exemplificando o conteúdo excelso de sua mensagem. Na perfeição do mestre não havia lugar para o ressentimento...

Queridos amigos!!

Independente de sua religião essa mensagem nos faz refletir que só
existirá o perdão no momento em que não houver mais o ressentimento. E
como diz na mensagem para eliminarmos o ressentimento precisamos ser
mais compreensivos, entender mais o próximo. Todos possuímos defeitos,
todos estamos em evolução, por isso deixe seu coração aberto e livre-se
dos ressentimentos.

2 comentários:

  1. Perdoar a si mesmo é mais dificil
    Perdoar a outros pode ser uma tortura necessário pelo seu proprio bem

    beijos

    ([{mila}])MAGNO

    ResponderExcluir