"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

março 30, 2016

Mahatma Gandhi fez a seguinte pergunta a seus discípulos




- Porque as pessoas gritam quando estão aborrecidas?

- Gritamos porque perdemos a calma disse um deles.

- Mas, porque gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?
Questionou novamente o pensador.

- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou o outro discípulo.

E o Mestre volta a perguntar:

Então não é possível falar-lhe em voz baixa?

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.

Então ele esclareceu

Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando está aborrecido?

O fato é que quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.

Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.

Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Falam suavemente. E por que?

Porque seus corações estão muito perto.

A distância entre elas é pequena. Às vezes estão tão próximos seus corações que nem falam somente sussurram.

E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas olham-se, e basta. Seus corações entendem-se.

É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.

Por fim, o pensador conclui, dizendo

Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário