"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

julho 25, 2011

Notas olfativas

Notas Olfativas
As notas olfativas são aqueles cheiros que criam uma associação a determinado ingrediente. Ao cheirar o perfume, você tem a sensação imediata de estar cheirando flores, frutas, madeira etc.
Veja quais são elas:
Notas gustativas: são as notas que estimulam o paladar, como chocolate, café e baunilha. Pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. Evite usar em ambientes muito fechados, pois o cheiro adocicado pode enjoar.
Notas florais: como o próprio nome diz, são as notas baseadas em flores, por isso são românticos, femininos e delicados. Por causa desta característica, são mais indicados para mulheres. Também podem ser levemente adocicados e enjoativos.
Notas frutais: são os perfumes que têm as frutas como base de seu cheiro. As frutas predominantes são abacaxi, maçã, pêssego e cereja. Podem ser usados tanto por homens, quanto por mulheres. Muitos dos perfumes frutados são combinados a notas florais.
Ambarinos: têm como base o âmbar. Suas notas fazem dele o perfume certo para a noite. Desperta sensações de disposição, alegria e bem estar. Pode ser usado por ambos os sexos.
Orientais: conferem um toque sofisticado e sensual. Excelentes para encontros a dois e festas mais elegantes. Podem ser usados por ambos os sexos.
Especiarados: utilizam especiarias (cravo, canela etc) e são muito marcantes. Podem ser usados por ambos os sexos, mas como costumam ser fortes, são ótimos para homens que desejam marcar presença.
Amadeirados: têm aquele cheirinho de madeira ao fundo. Homens e mulheres podem usar, mas são mais indicados para homens, pois também são fortes e marcantes. Amadeirados devem ser usados à noite e não são indicados para dias de muito calor.
Cítricos: quando você cheira um perfume de notas cítricas, tem a sensação de estar cheirando um limão ou laranja, sente uma coisa refrescante ao fundo. Por isso, esta fragrância é ideal para dias de verão e é indicada para homens e mulheres que querem manter a sensação de frescor durante o dia ou para pessoas de perfil esportivo.
Aldeídos: são os perfumes sintéticos, cujas fragrâncias são todas criadas em laboratório. O citral, por exemplo, um dos componentes mais comuns em perfumes com toques cítricos, é na verdade uma mistura de dois aldeídos. O famoso Chanel nº 5 foi o primeiro perfume a utilizar aldeídos sintéticos em sua composição. Indicados para homens e mulheres.
Chipre: os perfumes que pertencem a esta família aromática geralmente são envolventes e quase sempre têm em sua composição notas de bergamota, musgo de carvalho e madeiras. Indicados para homens e mulheres.
Aromáticos: são aqueles em que predominam as essências picantes: louro, açafrão, magnólia, gardênia, sândalo e absinto. Têm fragrância diferenciada e é ideal para homens e mulheres que desejam fugir do lugar comum.
Fougére: o conceito nasceu de uma estrutura baseada em notas cítricas e musgo de carvalho com gerânio, resultando num interessante contraste entre leve e quente. São menos voláteis que as fragrâncias cítricas porque unem frescor e presença.
Aquáticos: evoca odores semelhantes aos da chuva ou da brisa marinha. São frescos, leves e ótimos para serem usados no dia a dia ou após o banho. Indicados para homens e mulheres.
Os perfumes raramente combinam uma nota apenas. Eles podem ser cítricos florais, florais aldeídos, chipre florais, aromáticos frutados e muito mais. São centenas de possibilidades.

4 comentários:

  1. Como químico, adoro conhecer novos aromas... Os seus eu já conheço, são calmantes para mim, porém depois de excitada, exala algo mais ácido mais pungente. Este blend me faz reconhece-la como minha, meu cerebro já sabe e é como uma código...
    É possivel mesmo em casa extrairmos óleos essenciais do cravo, da canela e de outras especiarias... este processo se chamadestilação por arraste de vapor, a qual se extrai o óleo junto da água, pois só com ela que conseguimos extrair em condições normais de pressão atmosférica sem degradar tais essencias tão sublimes...
    Ótimo post, Minha Sophys

    ResponderExcluir
  2. Amo os amadeirados!
    Beijos Shophys...
    Com carinho,

    Myah

    ResponderExcluir
  3. Meu Senhor!!

    Uauuuuuuuuuuuuu << Sem fôlego>>
    O Sr. sempre sabe como deixar sua sub sem palavras e um "cadinhu" envergonhada, rs
    *.~

    Te amu

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Amadeirados são deliciosos, tb gosto Myah!

    bjks

    ResponderExcluir