"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

outubro 15, 2011

Dia 15 de Outubro - Dia do profesor!


“O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender” (Janoí Mamedes)

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)

“Quem se ensina a si mesmo tem um tolo como professor.” (Benjamim Franklin)

“Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.” (Confúcio )

“Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si.” (Galileu Galilei)

“Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida.” (Lao-Tsé)

“O ensino da filosofia não precisa ser complexo, intricado. Tem a ver com curiosidade, a mania de fazer perguntas, algo que perdemos na cultura ocidental quando envelhecemos.” (Jostein Gaarder )

“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.” (Jean Piaget)

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.” (Esopo )

“Querem que vos ensine o modo de chegar à ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na verdade é este o saber.” (Confúcio)

“As paixões ensinaram a razão aos homens.” (William Shakespeare )

“Uma palavra grosseira, uma expressão bizarra, ensinou-me por vezes mais do que dez belas frases.” (Denis Diderot)

“Tenho seis regras que me ensinaram tudo o que sei: O quê?, Porquê?, Quando?, Como?, Onde?, e Quem?” (Rudyard Kipling )

“O meu pai ensinou-me a trabalhar; não me ensinou a amar o trabalho.” (Abraham Lincoln)

“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.” (Karl Kraus )

“Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender.” (Charles Dickens )

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.” (Johann Goethe )

“O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento.” (Erasmo )

“O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.” (Ralph Emerson )

“Os progressos obtidos por meio do ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes.” (Sêneca )

“Talvez o tempo te ponha na sua escola, pois não terás melhor professor que ele.” (Abu Shakur)

“A sabedoria não pode ser transmitida. A sabedoria que um sábio tenta transmitir soa mais como loucura.” (Hermann Hesse )

“Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.” (Benjamin Franklin)

“Não posso ensinar a falar a quem não se esforça por falar.” (Confúcio)

“Qual o melhor dos governos? Aquele que nos ensina a governarmo-nos a nós próprios.” (Johann Goethe)

“A vantagem é recíproca, pois os homens, enquanto ensinam, aprendem.” (Sêneca)
“O essencial, com efeito, na educação, não é a doutrina ensinada, é o despertar.” (Ernest Renan)

“O verdadeiro professor defende os seus alunos contra a sua própria influência.” (Amos Alcott)

“Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar.” (José Ortega y Gasset)

“É preciso ensinar aos homens como se não ensinasse realmente, / propondo-lhes coisas que não sabem como se as tivessem apenas esquecido.” (Alexander Pope)

“Ensinar é aprender duas vezes.” (Joseph Joubert)

“A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno...” (Augusto Cury)

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.” (João Guimarães Rosa)

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto.” (Albert Einstein)

“Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender.” (Blaise Pascal)

“Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar.” (Immanuel Kant)

“Perigoso é a gente se aprisionar no que nos ensinaram como certo e nunca mais se libertar, correndo o risco de não saber mais viver sem um manual de instruções.” (Martha Medeiros)

“Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará.” (Sócrates)

“A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado.” (Oscar Wilde)

“Um bom mestre tem sempre esta preocupação: ensinar o aluno a desenvencilhar-se sozinho.” (André Gide)

“A palavra empolga, o exemplo ensina.” (Joseph Joubert)

“Para que todos os homens possam ser ensinados a dizer a verdade, é necessário que todos aprendam igualmente a ouvi-la.” (Samuel Johnson)

“O homem é o único animal que não aprende nada sem ser ensinado: não sabe falar, nem caminhar, nem comer, enfim, não sabe fazer nada no estado natural, a não ser chorar.” “(Plinio)

“Temos sociólogos bons e medíocres. Uns acabam professores, outros presidentes da República.” (Betinho)

“A primeira fase do saber, é amar os nossos professores.” (Erasmo)

“Não existe ninguém que não possa ensinar algo a alguém, e não existe ninguém tão excelente que não possa ser superado.” (Baltasar Gracian)

"O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme, cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudí-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo."

Carlos Drummond de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário