"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

novembro 15, 2012

João Ubaldo Ribeiro




E, quanto a ela, agora não tinha mais desculpa para não fazer o que achava que devia fazer, 
que, aliás, fizesse isso mesmo: 
o que achava que devia fazer. 
Era um presente em que ele tinha pensado muito antes de dar a ela 
e era um presente de grande amor. 
Não o dinheiro, 
que ele não tinha ninguém no mundo a não ser ela e,
 portanto, era sua obrigação cuidar dela direito, 
pois que ela tampouco tinha alguém por si no mundo. 
Mas, sim, a liberdade de ser e escolher, 
coisa para que, pelo menos da parte dele, 
ela acharia ajuda, 
embora fosse encontrar dificuldade de todas as outras partes,
 dificuldade mortal mesmo, 
dificuldade dura e sem misericórdia. 
Mas este conselho lhe dava: que não fosse boba, 
que não confiasse, não confidenciasse e não desistisse com facilidade; 
que não fosse mentirosa. mas também não imprudente: 
que não quisesse lutar sempre do mesmo jeito, 
mas que visse que para cada luta há um jeito próprio, 
dependendo sempre das circunstâncias; 
e que gostasse dele, 
porque ele gostava tanto dela que o coração lhe doía e,
 se não tinha sido melhor avô, 
fora porque não soubera, 
mas tudo o que sabia e procurara aprender tinha feito para ela. 
Ela gostava dele?

João Ubaldo Ribeiro

2 comentários:

  1. O amor por aqueles que Deus nos deu de presente é o amor verdadeiro.
    Minha avó que era um exemplo de amor desmedido que cuida e quer tão tbm.

    Beijos sua linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demonia,

      Não conheci meus avós estavam do outro lado do oceano mas todas as vovós fofas q adotei e me adotaram era uma relação deliciosa.

      Bjk@s

      Excluir