"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

maio 06, 2012

Aquilo por que vivi - Bertrand Russel



Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governaram-me a vida:
o anseio de amor,
a busca do conhecimento e
a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade.

 Busquei, primeiro, o amor, porque ele produz êxtase - um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrificava todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambicionava-o, ainda, porque o amor nos completa, liberta da solidão - essa solidão terrível através da qual nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio e exânime. Busquei-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística, algo que prefigurava a visão que os santos e os poetas imaginavam. Eis o que busquei e, embora isso possa parecer demasiado bom para a vida humana, foi isso que - afinal - encontrei.
Minha amada, minha completude em amor,sexo e conhecimento.

Com paixão igual, busquei o conhecimento. Eu queria compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas. E procurei apreender a força pitagórica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu o consegui.
Amor e conhecimento, conduzem rumo ao céu.

Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração.
Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituirem-se num fardo para seus filhos, e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, convertem numa irrisão o que deveria ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso, e também sofro. Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria a vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade, em especial, pelo amor encontrado! (Autobiografia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário