"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

agosto 22, 2016

Moça com brinco de pérola -

 Moça com brinco de pérola

Moça do brinco de pérola, um filme de Peter Webber . O filme conta a história de Griet, uma moça de 17 anos, que para ajudar a família passa a trabalhar na casa do pintor Johannes Vermeer. Mas seus serviços acabam extrapolando os afazeres domésticos e adentrando o atelier do artista. Ela se transforma em sua ajudante e modelo.

O filme é uma adaptação fiel do romance Moça do brinco de pérola, de Tracy Chevlier. Nele somos convidados a desvendar o mistério por trás da famosa pintura de Johannes Vermeer, Moça do brinco de pérola ou Mulher com turbante, pintado por volta de 1665. Ao olhar a obra de Vermeer, encontramos uma moça muito bonita, dona de um olhar que oscila entre a tristeza e a alegria. O mistério desse olhar se assemelha ao sorriso de Mona Lisa. E por isso alguns críticos a classificam como a Mona Lisa holandesa. É interessante observar que, com esta temática, somos levados a três espaços artisticos diferentes: pintura, literatura e cinema. 

Ressalvo este trecho:

A fala de Griet ao olhar o trabalho do pintor: "você olhou dentro de mim".

Fala da esposa de Vermeer: "é obsceno". (detalhe o brinco era da esposa do artista)



Cabe aqui essa citação: " Todo ponto de vista é à vista de um ponto". Leonardo Boff

http://www.cranik.com/mocacombrincodeperola.html

2 comentários:

  1. Era obsceno pq o brinco era móvel... ele balançava atrevidamente... assim como eles e nós, todos nós, balançamos entre aquilo que devemos fazer e aquilo que queremos fazer.

    O livro não li, mas assisti o filme e adorei. Vc posta coisas ótimas que eu adoro.

    *;-)

    Besos


    *yamar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é d+!O livro toh atrás.
      Brigada pelo seu carinho amorec@

      bjk@s

      Excluir