JellyPages.com
"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo". Clarice Lispector

Seguidores

agosto 22, 2016

Moça com brinco de pérola -

 Moça com brinco de pérola

Moça do brinco de pérola, um filme de Peter Webber . O filme conta a história de Griet, uma moça de 17 anos, que para ajudar a família passa a trabalhar na casa do pintor Johannes Vermeer. Mas seus serviços acabam extrapolando os afazeres domésticos e adentrando o atelier do artista. Ela se transforma em sua ajudante e modelo.

O filme é uma adaptação fiel do romance Moça do brinco de pérola, de Tracy Chevlier. Nele somos convidados a desvendar o mistério por trás da famosa pintura de Johannes Vermeer, Moça do brinco de pérola ou Mulher com turbante, pintado por volta de 1665. Ao olhar a obra de Vermeer, encontramos uma moça muito bonita, dona de um olhar que oscila entre a tristeza e a alegria. O mistério desse olhar se assemelha ao sorriso de Mona Lisa. E por isso alguns críticos a classificam como a Mona Lisa holandesa. É interessante observar que, com esta temática, somos levados a três espaços artisticos diferentes: pintura, literatura e cinema. 

Ressalvo este trecho:

A fala de Griet ao olhar o trabalho do pintor: "você olhou dentro de mim".

Fala da esposa de Vermeer: "é obsceno". (detalhe o brinco era da esposa do artista)



Cabe aqui essa citação: " Todo ponto de vista é à vista de um ponto". Leonardo Boff

http://www.cranik.com/mocacombrincodeperola.html

2 comentários:

  1. Era obsceno pq o brinco era móvel... ele balançava atrevidamente... assim como eles e nós, todos nós, balançamos entre aquilo que devemos fazer e aquilo que queremos fazer.

    O livro não li, mas assisti o filme e adorei. Vc posta coisas ótimas que eu adoro.

    *;-)

    Besos


    *yamar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é d+!O livro toh atrás.
      Brigada pelo seu carinho amorec@

      bjk@s

      Excluir