"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

fevereiro 02, 2012

mestre Zen Dongshan



Segundo o mestre Zen Dongshan ( 807-86 AC), as pessoas de seu tempo eram cheias de conhecimentos ociosos, o que ele atribuía a 3 formas de vicio :

" A primeira é a visão viciosa, que significa manter uma certa visão limitada sobre a natureza do Despertar, caindo assim num mar de veneno.

A segunda é a emoção viciosa , ou seja, prender-se a preferências e a aversões, tornando assim as próprias perspectivas unilaterais e rígidas.

A terceira é a linguagem viciosa, que quer dizer tornar-se perito em trivialidades e esquecer-se do que é importante. O potencial para o Despertar é bastante obscurecido "

A ignorância, da qual o conhecimento ocioso é um aspecto, é considerado pelos budistas a principal causa de sofrimento !

Nenhum comentário:

Postar um comentário