"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

janeiro 28, 2012

Das Vantagens de Ser Bobo - Clarice Lispector



O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando."

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.

O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.

Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.

Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: "Até tu, Brutus?"

Bobo não reclama. Em compensação, como exclama!

Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.

O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem.

Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!

Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas. É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

Clarice Lispector

P.S.: A primeira vez q li esse texto foi no face do Mansinho. Achei maravilhoso. Fica a homenagem pra vc Mansinho pelo seu bom gosto e compartilhar com seus amigos um texto tão genial.

4 comentários:

  1. Adorei seu canto...vou te linkar...beijos em ti

    {Nega}_(V)

    ResponderExcluir
  2. EEEITAAAAA GURIAAAA.... BOMMM... ANTES DE MAIS NADA JÁ TINHAMOS VINDO AQUI MAS NÃO ESTAVAMOS CONSEGUINDO SEGUIR, COMO TE DISSE LINDONA, ANDAMOS TÃO SEM TEMPO QUE ANDAMOS PASSANDO DIARIAMENTE EM, PELO MENOS UMA MEIA DÚZIA DE AMIGOS, JÁ É ALGUMA COISA RSRSRS, E VC ACABOU SENDO PRIVILEGIADA RS EM PASSARMOS NOVAMENTE, POR ESTARMOS COM DIFICULDADE DE SEGUIR... QUE BOM NÉ RSRS???

    E COMO É DELICIOSO VIR AQUI NESTE TEU CANTINHO TÃO ATREVIDO E SOPHYSFICADO LINDONA, TÃO CHEIO DE "CHEIRO DE MULHER", MUITA ARTE DIGITAL E POESIA.... NÓS AMAAAMOS E SEJA MUITO BEM VINDA, E MUUUUUUITO OBRIGADO PELO MIMO, PELA CITAÇÃO LINDONA, ESTE TEXTO DA LISPECTOR É MUITO ESPECIAL MESMO PARA MIM PORQUE, EU ME VEJO COMPLETAMENTE E TOTALMENTE DENTRO DO TEXTO...

    UM DOMINGO DELICIOSO PARA TI LINDONA, BEM ATREVIDO E SOPHYSTICADO... BJS TRIPLOS... INTÉ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre digo sou uma mulher de sorte!
      vieram duas vezes, kkkk
      mansinho eu q agradeço as suas mensagens tão lindas. alias descobri seu blog a pouco tempo imagina se não estou la coladinha, rs

      Bjk@s

      Excluir