"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

março 10, 2011

O laço - Mário Quintana


Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o
laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de
braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando...
devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço
afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum
pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!




Mário Quintana

4 comentários:

  1. Oi Sophys!
    Lindo:
    "Então o amor e a amizade são isso...
    Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam."
    Qualquer postagem com poema do Quintaninha, vou correndo ler, pois tenho um carinho enorme por ele.
    Na minha infância, meu vôzinho me levava para passear na praça da Alfandega em Porto Alegre e entre as coisas que nós fazíamos, uma era conversar com este poeta tão carísmático, queera amigo do meu avô. Muitas vezes, eu menininha, sentei no colo dele.
    Sinto uma saudade enorme desse tempo, dele e de meu avô.
    Obrigada por ter me proporcionado este começo de madrugada, de uma forma tão terna para mim!
    BJOS
    Lena

    ResponderExcluir
  2. Uma indicação da Lena é certeza de uma boa leitura, uma grande emoção, um prazer gratuito. Se essa indicação é sobre Mártio Quintana, torna-se obrigatório ir ver!
    Muito bom ter vindo aqui conhecer seu blog: um espaço bonito, sensual e inteligente!
    beijos, linda!!!

    ResponderExcluir
  3. Indicado pelo Blog da Lena e satisfeito em rever um poema que sempre calou fundo no meu coração.
    Adoro um abraço, e encaminho um virtual para ti.
    Alves Fonseca

    ResponderExcluir
  4. Nussa q surpresa maravilhosa!
    Grata Lena pelo carinho de sempre.
    Veronika & Claudio e Alves sejam bem vindos.

    ResponderExcluir