"Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.” Ana Jácomo

Seguidores

novembro 06, 2010

A palavra alquimia


A palavra alquimia, AL-Khemy, vem do árabe e quer dizer "a química".
A partir das obscuras etimologias, através de uma leitura intrincada, enigmática e carregada de símbolos dos escritos alquimistas, o que pode-se ter claramente é que as finalidades que perseguia a alquimia resume-se em três fundamentos:
  1. Transformar os metais chamados inferiores (principalmente o mercúrio e o chumbo) em ouro e prata, metais tidos como superiores;
  2. Preparar uma panacéia que cure as enfermidades humanas, conserve e devolva a juventude e prolongue a vida - a Medicina Universal ou o Elixir da Longa Vida;
  3. Conseguir a transformação espiritual do alquimista, de homem caído em criatura perfeita.

2 comentários:

  1. Há muito o que se conhecer...viver em busca da verdade, do inesperado, desmascarar, dominar a matéria, usá-la é nosso objetivo..pense nisso...
    Com amor.
    Sr. Alquimista

    ResponderExcluir
  2. Reparou no meu Quimico q fofo? rs
    Toh pensando o tempo todo...

    ResponderExcluir